Quarta - 30/11/-0001






Documentação e vistos
Alertas importantes
Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-las;
Caso seja detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito;
Quando for viajar leve sempre cópia dos seus documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento). Eles serão necessários para tirar novo passaporte no exterior em caso de extravio do anterior.
Vacinas
A vacinação do viajante contra doenças infecciosas serve para dois propósitos:

Para proteger a pessoa que pode ficar exposta a infecção;
Para proteger os Países dos riscos de importar a infecção;
Por isso, sempre antes de viajar verifique se seu País de destino é considerado área endêmica para alguma doença e se o mesmo exige alguma vacina específica.

Viagens na América do Sul
Nos países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai) e nos países associados (Chile, Peru e Bolívia) e recentemente (Equador,Colômbia e Venezuela) não é obrigatório o uso do passaporte. A carteira de identidade válida é o suficiente. Países como Peru e Bolívia as vezes implicam com o RG, então será mais seguro portar o passaporte. Caso você pretenda ir para o Caribe Colombiano o RG não é aceito na entrada das ilhas. Caso você não tenha passaporte, será necessário uma autorização do Consulado Brasileiro para o ingresso nas ilhas.

Para a carteira de identidade ser válida é preciso estar em boas condições e ter sido expedida em até dez anos antes do ano da viagem. Vale lembrar que é permitido apenas o RG, não valendo carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outras.

Como vimos anteriormente, quase todos os países da América do Sul aceitam a carteira de identidade (válida) para ingresso no país. No entanto os países: Guiana, Suriname e Guiana Francesa – ainda exigem o passaporte válido.

Em alguns estados brasileiros e países da América do Sul como: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Paraguai e Venezuela é necessário estar vacinado contra a Febre Amarela. A vacina é gratuita e disponibilizada nas unidades de saúde. Estando de posse do seu cartão de vacinação vá a um posto da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) localizado nos aeroportos para a troca da carteira pelo Certificado Internacional de Vacinação. É importante tomar a vacina com no mínimo 10 dias de antecedência da sua viagem.

Passaporte
Para passaportes, a validade tem que ser de pelo menos 6 meses antes da sua viagem. Caso contrário pode não ser aceito na fronteira. Observe a lista abaixo dos documentos necessários para obtenção do passaporte:

Foto:
Não é necessário levar foto/fornecer foto. Ela será tirada digitalmente no momento da entrevista;
Em caso de crianças de colo deverá ser fornecida foto 5x7 cm, colorida, com fundo branco.
Identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência:
Cópias e originais;
Identidade e CPF dos pais em caso de menor de idade;
Comprovante de voto das duas últimas eleições;
Se casado certidão de casamento, senão certidão de nascimento;
Caso tenha, passaporte anterior (válido ou vencido).
Certificado de reservista:
Cópia e original (através de despachante só é necessário cópia);
Apresentação obrigatória para homens com até 46 anos.
Taxas:
Para quem vai tirar o passaporte pessoalmente só é necessário o pagamento do "DARF";
Tirando o passaporte por meio de despachante, o "DARF" deverá estar incluso no serviço.
Para Solicitar seu Passaporte:

Procure uma unidade da Polícia Federal mais próxima da sua casa;



O prazo normal para a obtenção do passaporte é de cinco dias úteis, podendo ser reduzido para três dias ou até mesmo 24 horas mediante pagamento da taxa de urgência equivalente;

A requisição a ser preenchida contém a lista dos documentos necessários e os formulários oficiais da Polícia Federal.

Perdeu o Passaporte?

Você está em plena viagem ao exterior e se dá conta de que perdeu o passaporte. O que fazer? Em caso de perda ou roubo de passaporte, procure imediatamente o Consulado Brasileiro no país em que você estiver, eles providenciarão a reemissão do seu documento; Não hesite em ir ao consulado, pois caso você seja abordado sem o passaporte, por qualquer autoridade estrangeira, você poderá ser preso e deportado ao seu país de origem.

Autorização para embarques de menores
Para menores de idade viajando desacompanhados é obrigatório portar a carta de autorização assinada pelos pais (Pai ou Mãe). Menores viajando acompanhados de responsáveis não legais, precisam apresentar a autorização do responsável legal que não irá acompanhá-lo.


TENHO INTERESSE IMPRIMIR


Revendedor Autorizado